Combustível aditivado: vale a pena usar?
Combustível aditivado custa mais caro, mas a longo tempo é benéfico ao motor.
Combustível é, sem dúvidas, o item de maior custo operacional de um veículo. Assim, é preciso ser racional na hora de abastecer, pois o bom funcionamento depende muito da qualidade do combustível utilizado.
E você sabe qual é melhor, comum ou aditivado?
Segundo o engenheiro Henrique Pereira, da comissão técnica de motores ciclo Otto da SAE Brasil, a melhor escolha depende da forma e utilização do veículo. Pereira explica que a gasolina comum tem tempo de oxidação muito curto e quando envelhece forma uma goma no fundo do tanque. Além disso, como resultado da queima, gera depósitos no motor que ficam apoiados sobre as válvulas, e isso prejudica o bom funcionamento do carro. “O uso contínuo de gasolina aditivada minimiza a possibilidade destes problemas, pois contém detergentes que diluem a sujeira e limpa o motor, e além disso, o tempo de oxidação é mais longo”, comenta Pereira.
Sendo assim, a melhor recomendação para uso da gasolina comum é quando o uso será contínuo.“Quando viajo, uso gasolina comum no meu carro, que é flex e roda a maior parte do tempo com etanol.Abasteço com gasolina comum pois a autonomia é maior e como vou utilizar o tanque todo, não preciso me preocupar de ela envelhecer no tanque”, afirma.
Fonte: Auto Esporte
Deixe uma resposta