Flex: etanol ou gasolina?
O etanol tem poder de limpeza sobre a gasolina.
O engenheiro Henrique Pereira, da comissão técnica de motores ciclo Otto da SAE Brasil explica que o etanol tem poder de limpeza sobre a gasolina.
Assim, para quem tem carro flex e utiliza somente gasolina, Pereira recomenda a utilização eventual de um tanque de etanol para limpar o sistema de injeção.
O engenheiro alerta no entanto para o prazo de validade do etanol, que quando fica velho forma um gel no tanque de combustível. “Além disso, o etanol é um combustível seco, não tem lubricidade”, explica.
Aditivo avulso
Outra alternativa para manter o sistema de injeção sempre limpo é o uso de aditivos avulsos, que se aplica diretamente no tanque e se mistura ao combustível. Pereira alerta, no entanto, para a qualidade deles. “É difícil indicar esses produtos, pois sabe-se pouco sobre eles. Existem algumas boas marcas, e outras que chegam a corroer peças metálicas”, afirma Pereira.
A recomendação do engenheiro é usar com critérios, porém nunca, jamais adicionar aditivo de etanol na gasolina, nem vice-versa. “O aditivo do etanol é um lubrificante ou para evitar a formação de gel no tanque e se adicionado à gasolina a reação é desastrosa”, afirma.
Fonte: Auto Esporte
Deixe uma resposta